Pesquisar

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Disco rígido

Disco rígido- É um tipo de memória de armazenamento permanente, chamada memória secundaria, usada para guardar os programas que serão executados e outros tipos de arquivos utilizados pelo computador.

Primeiro disco rígido...
o primeiro disco rígido foi lançado em 1956, pela IBM (Pioneira na construção de "super-computadores" nos dias de hoje), o nome do modelo era: 305 RAMA
C; a sua capacidade era apenas 5MB. E importante recordar, e admirar a tecnologia de hoje em dia, agora, tudo é diferente.

A sua existência...
o disco rígido foi inventado em meados do século 20. Suas primeiras versões foram usadas principalmente em computadores e só podia armazenar cerca de cinco mega bytes de dados. Agora, discos rígidos tem aplicações em fotografia , videográfica, e computação móvel e da tecnologia da comunicação e, actualmente, um disco rígido que pode armazenar até 1 terabyte ou 1024 GB de dados está sendo desenvolvida.

Qual a sua importância...

este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM é volátil, ou seja, é
apagado quando o computador é desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da próxima vez em que o computador foi ligado.

Capacidade do discos rígidos...

a capacidade de um discos rígidos actualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 10 a 200 GB, assim como aqueles disponíveis para empresas, de até 2 TB. O HD evoluiu muito. O mais antigo possuía 5MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20anos atrás), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lançou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB.

Formatação...
para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco rígido, é preciso que antes sejam criadas estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada, para que eles possam ser encontrados mais tarde. Este processo é chamado de formatação.
Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, sectores, cilindros e isola os badblocks (damos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo á cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feit
a apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software.





Sem comentários: