Pesquisar

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Memórias

Memórias RAM e ROM...


O que são memórias RAM e ROM?
Para que o processador possa executar as suas tarefas, ele procura na memória todas as informações necessárias ao processamento. Nos computadores as memórias são as responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais.


Memória ROM (Read Only Memory) - é uma memória que só permite leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez, não podem ser alteradas ou apagadas, podem apenas ser acessadas ( o seu conteúdo é gravado de modo permanente).



Tipos de Memória ROM:

PROM (Programmable Read Only Memory) - a sua gravação é feita por aparelhos especiais que trabalham através de uma reacção física com elementos eléctricos. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados.

EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory) - os dados gravados na memória EPROM, podem ser apagados pelo uso de radiação ultravioleta permitindo a sua reutilização. É o tipo de memória ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador.

EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read Only Memo
ry) - idêntico á EPROM. O seu conteúdo pode ser apagado, portanto pode ter o seu conteúdo modificado electricamente, mesmo quando já estiver a funcionar num circuito electrónico.



FlashROM - memória flash semelhante ás EEPROMs. São mais rápidas e o seu custo é menor, é um tipo de chip de memória para a BIOS de computador, que permite que esta seja actualizada através de softwares apropriados, Essa actualização pode ser feita por disquete ou até mesmo pelo sistema operacional. Tudo depende dos recursos que o fabricante da motherboard disponibiliz
a.



Memória RAM (RandomAccess Memory) - é uma memória d
e acesso aleatório. Esses módulos de memória são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e das instruções que o processador precisa para executar as suas tarefas. É para a memória RAM, que são transferidos os programas e os dados que estão a ser trabalhados nesse momento. A maior parte das operações são efectuadas nesta memória, logo, é nela que ocorrem as operações da CPU. Este tipo de memória permite tanto a leitura como a gravação e a regravação de dados. Assim que os módulos deixam de ser alimentados electricamente, a memória RAM é apagada, ou seja, perde todos os seus dados. Assim, a memória RAM é uma memória temporária (volátil). A razão da existência e importância da memória RAM está na sua velocidade de leitura dos dados, que é muito grande. Todas as informações que estão contidas nela podem ser acessadas de maneira mais rápida do que as informações que estão no disco rígido, na disquete ou no CD-ROM, que são consideradas tipos de memórias secundárias. Apesar de terem acesso mais lento são permanentes, as informações nelas gravadas ficam armazenadas mesmo quando o micro está desligado.



Tipos de Memória RAM:

DRAM (Dynamic Random Access Memory) - é o tipo dinâmico. Os módulos possuem alta capacidade, de grandes quantidades de dados. O acesso dessas informações costuma ser mais lento que nas memórias estáticas, mas em contrapartida tem preços mais baixos que as memórias estáticas, porque utiliza uma tecnologia mais simples.


SRAM (Static Random Access Memory) - é o tipo estático. São muito mais rápidas que as memórias DRAM, porém armazenam menor quantidade de dados.


DDR (Double Random Access Memory) - atinge taxas de transferência de dados muito superiores ao DIMM. As memórias DDR são oficialmente encontradas em versões de 266 MHz, 333MHz e 400MHz.


DDR2 (Double Data Rate 3) - é uma evolução ao antigo padrão DDR SDRAM e é o tráfego é de dois dados por pulso de clock. O número 2 simboliza o conjunto de melhorias do novo padrão.



Memória Cache - é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre o operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento, que pode ser demorado, armazenando os dados em meios de aceso mais rápidos.


Cache em níveis:

Cache L1 - uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador.


Cache L2 - possui um tamanho e não apresenta uma solução ideal. Contém muito mais memória que a cache L1. É mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na memória principal.
Alguns processadores colocam essa cache fora do processador, por questões económicas, porque uma cache grande implica um custo grande, mas há excepções, como no Pentium II, por exemplo, as caches L1 e L2 estão no mesmo cartucho que está o processador. É um dos elementos essenciais para um bom rendimento do processador mesmo que tenha um clock baixo.



Cache L3 - é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores actuais, com as suas áreas chegando a milhões de transístores por micrómetros ou picómetros de área. Será muito útil, é possível a necessidade futura de níveis ainda mais elevados de cache, como L4...





1 comentário:

Ana disse...

trabalho "bem" elaborado....

bjnhx