Pesquisar

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Processadores

O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit).
Nos computadores de mesa encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware. No passado, os processadores eram constituídos de elementos discretos e ocupavam grandes espaços físicos. Com o advento da microeletrônica, a válvula foi substituída pelo transistor, e este por sua vez, permitiu integração em alta escala, originando os microprocessadores.



Unidade lógica e aritmética
O componente principal, a Unidade Lógica e Aritmética (ULA) realiza todas as operações lógicas e de cálculo que serão usadas para executar uma tarefa.

Unidade de Controlo
A Unidade de Controlo (UC) é responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes




Registos
Os registos são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que utilizados no controle e processamento de cada instrução. Os registradores mais importantes são: - Contador de Programa (PC) – Sinaliza para a próxima instrução a ser executada; - Registrador de Instrução (IR) – Registra a instrução da execução; Os outros realizam o armazenamento de resultados intermediários.




Memory Management Unit
A MMU (em inglês: Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.


Exemplos de processadores


  • Microprosecessadores - São utilizados nos computadores pessoais, onde são chamadas de Unidade Central de Proscessamento (CPU), workstations e mainframes. Podem ser programados para executar as mais variadas tarefas.


  • Proscessadores Digitais de Sinal - (DSP do inglês Digital Signal Processor) — são microprocessadores especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de áudio, vídeo, etc., quer em tempo real quer em off-line. Estão presentes, por exemplo, em aparelhos de CD, DVD e televisores digitais. Em geral, realizam sempre uma mesma tarefas simples.


Evolução dos Processadores Intel





Intel 4004 é uma Unidade Central de Processamento com 4-bits. Fabricado pela IntelCorporation em 1971, foi o primeiro microproscessadores em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.









O Intel 4040 foi o sucessor do Intel 4004. Introduzido pela Intel em 1974, era construido em uma técnica de 10 um, e tinha cerca de 3 mil transistores. O 4040 executava aproximadamente 60.000 instruções por segundo.
O Intel 4040 foi fabricado em versões de 500 a 740 kHz, tendo sido utilizado no sistema de desenvolvimento Intellec 4/40.







O Intel 8008 foi lançado em 1972 e correspondeu ao primeiro microproscessadores de 8 bits produzido pela Intel.












Os microproscessadores Intel 8080 e 8080A de 8 bits foram criados pela Intel, sucedendo ao microprocessador 8008.








O Intel 8085 foi um microproscessador de 8 bits produzido pela Intel em meados dos anos 1970. Ele era compatível a nível binário com o popular Intel 8080, mas precisava de menos harware de suporte, permitindo assim a construção de sistemas mais simples e menos dispendiosos.








O Intel iAPX 432 foi o primeiro processador com design 32-bit da Intel, introduzido em 1987 como parte de 3 circuitos integrados. O iAPX 432 foi idealizado como sendo o maior avanço da Intel nos anos 80, implementando muitos avanços em tecnología de multitarefa e gerenciamento de memória, em hardware, que os levou a chamar o design do chip, de Micromainframe.



O 8086 é um microprocessador de 16 bits da Intel que é suposto ser usado como CPU num microcomputador.



Intel 8088 foi o proscessadores criado para se adaptar aos recursos existentes no contexto da época para os usuários mais básicos. Aliás, a sua existência se deve exclusivamente a dois fatos: economia e velocidade dos circuitos e dispositivos existentes. Possuía um barramento de dados interno de 16 bits e um externo de 8 bits.








O Intel 80186 foi um microprocessador desenvolvido pela Intel e lançado no mercado em 1982. O 80186, foi na verdade uma melhoria de seu predecessor 8086. O 80186, tinha um barramento externo de 16 bits, mas existia uma versão simplificada com o barramento externo de 8 bits, o Intel 8086.







O Intel 80188 foi uma versão do microprocessador 80186 com o barramento externo de 8 bits, ao invés dos 16 bits originais. Apesar das diferenças externas, internamente um 80188 é muito similar ao 80186, sendo que ambos executam 1 milhão de instruções por segundo.







80286 foi um microprocessador lançado pela Intel em 1 de Fevereiro de 1982, mas somente a partir de 1984 passou a ser utilizado pela IBM em seu PC AT (Advanced Technology).












O microproscessador 80386 (ou i386) da Intel foi utilizado em diversos microcomputadores entre 1986 e 1994.



Os Intel i486 (também chamados 486 ou 80486) são uma família de microprocessadores CISC da Intel que fazem parte da família de processadores x86. Seu predecessor foi o processador 386.






O Pentium é a quinta geração da arquitetura x86 de microprocessadores criada pela Intel, em 22 de Março de 1993. Foi o sucessor da linha 486.









Pentium II é um microprocesssador x86 fabricado pela Intel introduzido no mercado em Maio de 1997.










O Pentium III é um microprocessador de sexta geração fabricado pela Intel, tendo a mesma arquitetura do Pentium Pro e concorria com o Athalon da AMD.








O Pentium 4 é a sétima geração de microprocessadores com arquitetura x86 fabricados pela Intel, é o primeiro CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de 1995.










O Intel core duo é um processador fabricado pela Intel usando a tecnologia Napa, sendo composto por dois processadores num só chip de silício.











O Pentium Dual-Core é um processador de núcleo duplo produzido pela Intel. Tem versões para computadores de mesa (baseados no núcleo "Conroe" e "Wolfdale") e para portáteis (com o núcleo "Merom").











O Core 2 é a geração mais recente de processadores lançada pela Intel (os primeiros modelos foram lançados oficialmente em 27 de Julho de 2006).













Celeron é a marca usada pela Intel em diferentes microproscessadores x86 de baixo custo.









Intel Atom é a marca de uma linha de microprocessador x86 da Intel, conhecida durante seu desenvolvimento como Silverthorne e/ou Diamondville.



Intel Core i7 é uma família de processadores Intel para desktop x86-64, é o primeiro processador lançado que utiliza a micro arquitectura Intel Nehalem e é o sucessor dos processadores Intel Core 2.

Sem comentários: