Pesquisar

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Evolução das Motherboard

A motherboard ou placa-mãe é o componente mais importante do computador. É uma placa de circuito impresso, onde se instalam outros componentes como as memórias RAM e ROM, o CPU e as placas de som, gráfica e de rede (LAN). Para ligar todos estes componentes da motherboard, existe um outro componente denominado BUS, que consiste num conjunto de fios que ligam os dispositivos. A sua função principal é, para além de ligar todos os componentes, permitir ao processador comunicar com todos os outros dispositivos do computador.

História das Motherboards
Antes do microprocessador, um computador é geralmente construída em um cartão-gaiola ou caso mainframe com componentes ligados por uma traseira que consiste de um conjunto de faixas próprias relacionados com fios; em desenhos muito antigos os fios foram discretas ligações entre cartão conector pins, placas de circuito impresso, mas logo se tornou a prática habitual. A unidade central de processamento (CPU), memória e periféricos foram alojados individualmente em placas de circuitos impressos que plugado na traseira.

Durante o final dos anos 1980 e 1990, tornou-se económica para mover um número crescente de funções periféricas para a placa-mãe. No final dos anos 1980, começou a incluir motherboards único ICs, capazes de apoiar um conjunto de baixa velocidade periféricos: teclado, rato, unidade de disquete, portas seriais, paralelas e portos. A partir do final dos anos 1990, muitos computadores pessoais motherboards apoiavam uma ampla gama de áudio, vídeo, armazenamento e funções de rede sem a necessidade de qualquer expansão em todos os cartões; alto efeito de sistemas de jogos 3D e computação gráfica normalmente manter apenas a placa gráfica como um componente separado.

Os primeiros pioneiros da motherboard fabrico foram Micronics, Mylex, IAM DTK, Hauppauge, Orchid Technology, Elitegroup, DFI, e um número de Taiwan à base de fabricantes.

Tipos de Motherboard
- AT

As Motherboards de tipo AT (Advanced Technology) foram as primeiras a ser desenvolvidas (na década de 80). O seu tamanho padrão era reduzido, o que dificultava a instalação dos componentes e serviu de “móbil” para o desenvolvimento dos modelos ATX.


- ATX

ATX (Advanced Technology Extended) é um padrão, desenvolvido no ano de 1995, que define o tamanho das motherboards dos computadores. É o formato actualmente utilizado nos computadores e veio substituir o modelo antigo AT, numa versão melhorada.

Recentes avanços como o Hyper Thread e o Dual Processing permitem simular a existência de dois processadores num computador com apenas um processador. Para tal, é necessário possuir uma motherboard que suporte esta funcionalidade e ter dois chips de memória instalados em duas slots. A “inteligência” da motherboard vai permitir alocar processamento a cada uma das memórias e executar determinados programas em cada memória independentemente da outra, tal como se fossem dois processadores distintos. Vantagens: se um dado programa está a consumir toda a memória, fá-lo-á agora numa das memórias continuando o processamento normal na outra, não havendo grande impacto na utilização do computador. Desvantagens: instabilidade. Sendo uma técnica ainda recente e em evolução, tem ainda muito a evoluir até atingir maturidade suficiente para poder ser amplamente utilizada.

Sem comentários: