Pesquisar

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Evolução do Rato

O primeiro rato foi inventado em 1963, por dauglas engelhara, do instituto de pesquisas de standard após vários testes de habilidade. Infelizmente, ele nunca recebeu direitos autorias em relação á sua invenção já que a patente da mesma venceu antes da popularização do dispositivo.




O primeiro rato é basicamente uma caixa de nome ira com duas rodas internas perpendiculares.

A rotação das rodas era traduzida na movimentação do ponteiro tela.





O primeiro rato mecânico foi criada em 1972, por bill engolis (fabricante do rato original de engelbart). A ideia de engolis foi simplesmente substituir os discos por uma bola que poderia ser movida em qualquer direcção num plano bidimensional (incluindo diagramas), esta ideia foi a predominante nos ratos dos anos 80e90.





A principal desvantagem dos ratos mecânicos está justamente no fato de serem mecânicos, o que os torna sensíveis a certos tipos de superfícies. A poeira também atrapalha muito estes ratos em longo prazo, obrigando o usuário a abrir o dispositivo e fazer uma limpeza interna.





Rato Óptico os protótipos de ratos ópticos surgiram em 1980, mas foram prejudicados devido ao baixo processamento na época, pois o próprio processador dos computadores também tinha que calcular a movimentação dos ratos. Estes dispositivos só se popularizaram à medida que o processamento óptico se tornou mais barato.






Os ratos emitem uma luz na superfície em que são utilizados juntamente com sensores que analisam mudanças na reflexão da luz - indicando que o mouse foi movido. O processamento que analisa estas mudanças (e consequentemente as traduzem no movimento do ponteiro no computador) é feito no próprio rato. Este tipo de abordagem tecnológica apresenta duas vantagens em relação ao rato mecânico: nenhuma parte do rato óptico é mecânica (o que diminui - muito! - os problemas causados por poeira) e a precisão dos movimentos é maior.




Os ratos laser usam exactamente o mesmo princípio dos ratos ópticos, mas utilizam o raio laser infravermelho no lugar da luz para iluminar a superfície em que estão sendo usados. Ratos laser já podiam ser vistos em 1998, em máquinas da Sun Microssismos para ambientes corporativos, mas o primeiro rato para ambientes domésticos com tecnologia laser só foi lançado em 2004.



Sem comentários: