Pesquisar

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Evoluçao dos cds e dvds

O CD-ROM é um disco com cerca de 12 cm, ou 4,75 polegadas, de diâmetro com pouco mais 1,2 mm de espessura, sendo composto por três camadas principais. Cada bit óptico mede 0,83 mm de comprimento por 1,6 mm de largura.
Composta por Poli carboneto, a primeira camada é a mais espessa. Consiste na base plástica do CD-ROM. Já a camada central, também chamada de camada reflexiva, é extremamente fina, medindo apenas alguns parâmetros, composta por algum metal Reflexivo (alumínio, platina, ou mesmo ouro).
Além dos CDS prensados, existem também os CDS graváveis (CD-R) e os CDS temos uma quarta camada (de gravação) entre o plástico e a camada reflexiva, regraváveis (CD-RW), que são vendidos como discos virgens. Neste tipo de média, onde ficam gravados os dados. Esta fina camada que tem sua composição química alterada devido ao calor gerado pelo feixe laser do gravador, é composta de materiais orgânicos sensíveis ao calor. As partes da superfície queimadas pelo laser ficam opacas e criam Pequenas bolham, não reflectindo assim a luz do leitor. A camada de gravação pode ser composta por cinco substâncias diferentes. Todas são orgânicas, um tipo de plástico ou combustível,
e exactamente por esse motivo podem ser queimadas pelo laser do gravador. Cada uma destas foi desenvolvida por uma companhia substâncias diferente, que detêm sua patente.

Sem comentários: