Pesquisar

Pesquisa personalizada

terça-feira, 12 de Maio de 2009

Relatório da visita de estudo ao “Museu da Electricidade de Lisboa”

No dia 29 de Abril a turma do CEF 5, juntamente com mais outras 3 turmas fomos a Lisboa visitar o Museu da Electricidade.
Quando chegamos a Belém fomos para o museu ao entrarmos vimos a zona onde os barcos descarregavam o carvão ao qual esta zona agora está relvada.



Depois lá dentro havia máquinas antigas que algumas ainda funcionavam mas eram só para enfeitar.
Fomos para uma sala de experiências onde um Homem nos explicou como surgiu a electricidade, quem a inventou e em que ano surgiu.
E mostrou uma máquina que ao se tocar fica-se com os cabelos em pé.
Fomos para outra sala onde havia mais experiências, que eram sobre energias renováveis, estas experiências eram sobre a água o ar e o vapor de água que se transformava em electricidade.
Ao seguirmos para dentro do museu fomos para a parte da fábrica onde á entrada vimos um filme que explicou como funcionava a fábrica naquela altura.
Ao prosseguirmos a nossa visita encontramos 5 fornos que eram os que transformavam o carvão em electricidade o carvão entrava por uma chaminé caía dento a máquina, que ficava num tapete rolante onde se ia ardendo lentamente.
Mais a frente tinham um boneco que falava ao qual representava os homens que controlava o carvão, quando era preciso mais quando tinha muito e assim.
Havia cerca de 600 trabalhadores todos tinham a sua função.
Entramos dentro de uma de um dos fornos e vimos o piso rolante onde passava o carvão e os tubos onde passava a água.
Ao sairmos do forno fomos para o piso mais abaixo onde os trabalhadores tiram as cinzas do carvão aquele trabalho era bastante duro, aquela zona chama-se cinzeiros.


Entramos noutra sala onde a água quente que vinha dos fornos era arrefecida e mandada de novo para os fornos.
Ao sairmos da sala da fabrica entrámos numa sala que tinha maquetes onde mostrava as barragens existentes em Portugal, e também mostrava maquetes sobre energia eólica.


No final havia jogos ao qual eram sobre energia, jogos como fazer ligações, uma máquina que dá choque entra outros…
Foi uma visita bastante interessante na qual aprendemos bastante s obre a electricidade e energias renováveis.












André Guedes CEF 5

Sem comentários: